Quinta, 14 Dezembro 2017 12:54

EMENTAS

2º ANO:

• FATORES DE PRODUÇÃO AGROINDUSTRIAL

Ementa: Qualidade dos produtos agrícolas. Fatores pré-colheita. Qualidade da produção animal. Armazenamento de produtos agrícolas. Fisiologia pós-colheita. (Res. 095/00-CEP)

Objetivos: Apresentar ao acadêmico, noções da produtividade na agroindústria, a partir da qualidade da matéria prima; Apresentar ao acadêmico a interação entre a produção agrícola ou animal e a qualidade do produto agroindustrial.

• QUÍMICA ORGÃNICA

Ementa: Estrutura dos compostos orgânicos. Efeitos eletrônicos. Propriedades físicas e químicas dos compostos orgânicos. Isomeria. Estudo da estrutura, mecanismo e reatividades. Hidrocarbonetos alifáticos, alicíclicos e aromáticos; compostos oxigenados, nitrogenados, sulfurados, halogenados e heterocíclicos. Química orgânica de aminoácidos, proteínas, lipídios e carboidratos. Prática: instruções gerais: métodos de segurança em laboratório, manuseio de materiais e equipamentos utilizados. Testes de solubilidade. Síntese de compostos orgânicos. (Res. 095/00-CEP)

Objetivos: Introduzir os conceitos, teórico-práticos fundamentais da Química Orgânica, por meio do estudo da estrutura, análise, síntese e reatividade das principais funções orgânicas.

3º ANO:

• TERMODINÂMICA I

Ementa: Sólidos, líquidos, gases. Termodinâmica Química. Soluções e equilíbrio de fases. Eletroquímica. Fenômenos de superfície. (Res. 105/03-CEP)

Objetivos: Ensinar os princípios teórico-práticos fundamentais sobre termodinâmica, eletroquímica e cinética química. (Res. 105/03-CEP)

• QUÍMICA ANALÍTICA

Ementa: Equilíbrio químico e suas aplicações. pH e concentração. Atividade e coeficiente de atividade. Complexos e quelatos. Análise de cátions e ânions pelo método semi-micro. Introdução à química analítica quantitativa. Princípios gerais de separação. Gravimetria. Volumetria de neutralização, precipitação, complexação e oxi-redução. (Res. 095/00-CEP)

Objetivos: Transmitir ao aluno os conhecimentos básicos teóricos e experimentais relativos aos métodos utilizados na Química Analítica Qualitativa e Quantitativa.

4º ANO:

• TÓPICOS DE OPERAÇÕES UNITÁRIAS

Ementa: Bombas e Tubulações. Compressores industriais e para ciclos de refrigeração. Separação sólido-Fluído. Separação Sólido-Sólido. Agitação e mistura. Tratamento de sólidos. Texturização. Transporte hidráulico e pneumático de sólidos, fluidização. Separação por membranas. Destilação. Extração. Secagem. Trocadores de calor. Aplicações na agroindústria. (Res. 095/00-CEP)

Objetivos: Apresentação das principais operações unitárias, aplicando balanços globais para o pré-projeto de equipamentos.

• TERMODINÂMICA II

Ementa: Balanços de massa e energia. Leis da termodinâmica. Termodinâmica de substâncias puras e misturas. Aplicações da termodinâmica: ciclos de potência e de refrigeração. Práticas de laboratório. (Res. 105/03-CEP)

Objetivos: Aplicar os princípios da termodinâmica às transformações físico-químicas de interesse. (Res. 105/03-CEP)

• ANÁLISE, SIMULAÇÃO E CONTROLE DE PROCESSOS

Ementa: Conceitos e finalidade da modelagem de componentes e processos. Modelos matemáticos de sistemas. Solução de sistemas simples, analíticas e numéricas. Simulação e aplicações. Técnicas de otimização. Introdução ao controle de processos, abordagem clássica. Introdução às técnicas de controle de processos avançadas. Noções de instrumentação. (Res. 095/00-CEP)

Objetivos: Fornecer ao aluno as metodologias de análise visando a simulação e otimização dos processos em geral, bem como os fundamentos e ferramentas necessárias para que o mesmo possa ser capaz de analisar o processo no seu aspecto dinâmico, permitindo-lhe definir as estratégias de controle.

• TÓPICOS EM ENGENHARIA BIOQUÍMICA

Ementa: Noções de microbiologia, metabolismo e processos fermentativos. (Res. 095/00-CEP)

Objetivos: Fornecer ao aluno os princípios fundamentais sobre as reações metabólicas que ocorrem nos seres vivos e nos processos fermentativos; introduzir os alunos nos principais processos de produção de alimentos a partir de matérias primas agroindustriais.

5º ANO:

• PROJETOS DE AGROINDÚSTRIA

Ementa: Projeto de processos, projeto de produto e projeto de fábrica em agroindústria. (Res. 105/03-CEP)

Objetivos: Abordar noções de legislação e propriedade industrial. Ensinar conhecimentos na especificação de projetos de fábrica. Ensinar conceitos básicos e as técnicas envolvidas para atingir a qualidade na empresa. (Res. 105/03-CEP)

• BIOTECNOLOGIA APLICADA À AGROINDÚSTRIA I

Ementa: Fundamentos de genética e biotecnologia para o desenvolvimento de produtos e processos industriais. (Res. 091/2008-CTC)

Objetivos: Conhecer os fundamentos e as técnicas de obtenção de organismos geneticamente modificados utilizados na agroindústria. (Res. 091/2008-CTC)

• BIOTECNOLOGIA APLICADA À AGROINDÚSTRIA II

Ementa: Fundamentos de biotecnologia para o desenvolvimento de produtos e processos industriais. (Res. 091/2008-CTC)

Objetivos: Aplicação dos fundamentos da engenharia bioquímica nas técnicas de cultivo de células vegetais e animais para o desenvolvimento de produtos e processos utilizados na agroindústria. (Res. 091/2008-CTC)