FALE CONOSCO

VISITANTES

Hoje81
Ontem179
Esta semana712
Este mês2458
Total338788

Quinta, 14 Dezembro 2017 12:55

Visitantes : 22 visitantes online
Contador iniciado em 28/05/2013

TRADUTOR

Portuguese English Spanish

SOBRE O CURSO

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 

 

TURNO:  Turmas até 2014 - Período Noturno

TURNO:  Turmas a partir de 2015 - Período Integral

 

HABILITAÇÃO:  Bacharelado

GRAU ACADÊMICO:  Engenheiro de Produção

PRAZO PARA CONCLUSÃO:  [Mínimo = 5 anos , Máximo = 9 anos]

  

 

OBJETIVO E PERFIL DO PROFISSIONAL A SER FORMADO

HISTÓRICO DO CURSO

ESPECIFICIDADES DO CURSO/CAMPO DE ATUAÇÃO 

 


 

  • OBJETIVO E PERFIL DO PROFISSIONAL A SER FORMADO 

Objetivos Gerais:

→  Aumentar o grau de competitividade da indústria paranaense. 
→  Contribuir para uma melhoria da qualidade de vida e renda da população do Estado do Paraná. 
→  Dotar o Estado do Paraná de pólos de excelência em tecnologia de produção. 
→  Qualificar profissionais da área e de áreas afins e correlatas. 
→  Aproveitar as condições  regionais, enfocando as  tecnologias dos principais produtos obtidos ou passíveis de obtenção na região, preservando a vocação produtiva, agronômica e ecossistema. 
→  Possibilitar o fomento à pesquisa nas áreas de abrangência do curso. 
→  Colocar no mercado de trabalho um profissional que possa ser um agente de desenvolvimento
econômico e social, com espírito criativo e empreendedor.

Objetivos Específicos:

→  Formar profissionais em tecnologias de gestão de produção agroindustrial, confecção industrial, construção civil e software. 
→  Formar profissionais capazes de otimizar a produção de seus resíduos, transformando-os através de processos diversos a fim de se obter produtos de qualidade, confiabilidade e custos viáveis. 
→  Formar profissionais capazes de projetar, implementar e aperfeiçoar sistemas, produtos e processos. Em particular, para dar atendimento à demanda social, devido às características do perfil econômico regional onde a UEM está inserida. 
→  Formar um profissional capaz de propor soluções para o aumento da qualidade e da produtividade das unidades produtivas regionais e nacionais. 

Perfil do Profissional a Ser Formado: 

♦  Compete à Engenharia de Produção o projeto, a modelagem, a implantação, a operação, a manutenção e a melhoria de sistemas produtivos integrados de bens e serviços, envolvendo homens, recursos financeiros e materiais, tecnologia, informação e energia. Compete  ainda especificar, prever e avaliar os resultados  obtidos destes sistemas para a sociedade e o meio ambiente, recorrendo a conhecimentos especializados da matemática, física, ciências humanas e sociais, conjuntamente com os princípios e métodos de análise e projeto de engenharia. 
♦  Com estas competências, o Engenheiro de Produção está habilitado a atuar no gerenciamento de sistemas de produção, em empresas pertencentes aos setores primário, secundário e terciário. 
♦  Para isto, é necessário que o profissional conheça o produto e seu processo de produção, devendo estar apto a  integrar os conhecimentos  tecnológicos aos de gestão e administração na concepção de sistemas produtivos. 
♦  Participa da gestão da produtividade e da qualidade com ênfase em competitividade, da gestão de  sistemas de informação e da organização para otimização das  tecnologias, custos e tempos de produção. Está apto a atuar em todas as atividades de gerência projeto de produto e da fábrica, planejamento e controle da produção, planejamento de serviços,  logística e sistemas de apoio à decisão. 
♦  Estabelece planos e controle de acordo com normas de qualidade e padrões de produtividade, medidas de conservação de máquinas e equipamentos e manutenções programadas de forma preventiva e corretiva.

  

 

  • HISTÓRICO DO CURSO 

No final dos anos 90, a demanda por profissionais que possuíssem habilidades para coordenar a integração entre pessoas, materiais, equipamentos e processos em áreas distintas, motivou a criação de quatro novos cursos na Universidade Estadual de Maringá:

- Engenharia de Produção com ênfase em Agroindústria;

- Engenharia de Produção com ênfase em Construção Civil;

- Engenharia de Produção com ênfase em Confecção Industrial;

- Engenharia de Produção com ênfase em Software;

O surgimento das ênfases atendeu aos anseios das grandes cooperativas agroindustriais da região; as necessidades de planejamento, qualidade e logística na construção civil;  a necessidade de melhorar os processos e os produtos acabados das indústrias de confecção da região norte do Paraná e, a carência de profissionais qualificados para atuarem na produção de softwares.
Anualmente, são oferecidas 120 vagas para o curso de Engenharia de Produção da UEM, sendo 30 vagas em cada uma de suas ênfases. Conta-se, atualmente, com mais de 500 alunos regularmente matriculados.
No ano de 2004, o Governo do Estado do Paraná autoriza o funcionamento do curso de Engenharia de Produção e, no ano de 2005, o curso é  reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação do Estado do Paraná.

 

 

  • ESPECIFICIDADES DO CURSO/CAMPO DE ATUAÇÃO 

O mercado de trabalho está na mineração, agroindústria, indústria siderúrgica, química, têxtil, mecânica, petroquímica, de alimentos, informática, empresas de projeto de engenharia e construção civil.

O profissional  formado no curso de engenharia de produção na ênfase optada  terá uma sólida formação científica, tecnológica e profissional que o capacita a identificar, formular e solucionar problemas ligados às atividades de projeto, operação e gerenciamento do trabalho e de sistemas de produção de bens e/ou serviços, considerando seus aspectos humanos, econômicos, sociais e ambientais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade.