PESQUISA NO ENSINO DE ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO NAS ENGENHARIAS: ESTUDOS E RESULTADOS PRELIMINARES

Leticia D. Marcussi, Karoline Guedes, Rafael Germano Dal Molin Filho, Robertino Mendes Santiago Filho, Carlos Roberto Beleti Junior

Resumo


Estudos mostram a importância e os bons resultados alcançados referentes ao aumento na aprendizagem em instituições que adotaram o ensino de Computação em seus níveis de ensino iniciais. No ensino superior, em cursos de graduação de diversas áreas do conhecimento, encontram-se nas grades curriculares disciplinas obrigatórias de Algoritmos e Programação de Computadores. A formação do estudante nos cursos de Engenharia, em sua maioria, passa por disciplinas computacionais, dentre elas, ao menos uma disciplina correlata a Algoritmos e Programação de Computadores. Uma barreira para esses estudantes frente a tais disciplinas é a carência de conteúdos que envolvam raciocínio lógico e resolução de problemas computacionais nas séries precedentes (ensinos médio e fundamental). Este trabalho mostra as pesquisas e resultados iniciais da investigação de currículos disciplinares de cursos de: Engenharia Agrícola, Engenharia de Alimentos e Engenharia de Produção na Universidade Federal do Paraná com foco em disciplinas correlatas a Algoritmos e Programação de Computadores. Apresenta-se ainda, os dados referentes à quantidade de reprovações e evasões nos cursos de Engenharia no campus avançado em Jandaia do Sul. Como perspectivas futuras almeja-se que a análise dos dados investigados frente às praticas metodológicas empregadas sejam informações relevantes para produzir melhorias no ensino.

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