LEVANTAMENTO DAS RECLAMAÇÕES DE CLIENTES DE UMA INDÚSTRIA DE AUTOPEÇAS POR MEIO DA APLICAÇÃO DO DIAGRAMA DE PARETO

Karine de Cassia Pereira, Marianna L. de Oliveira, Flavia Aparecida de Souza

Resumo


A indústria automotiva tem contribuído para o desenvolvimento do país. Sendo assim, as empresas desse setor requerem investimentos em qualidade, inovação e segurança, visando sua manutenção e posição de destaque no mercado. O presente artigo teve como propósito identificar as principais reclamações de clientes de uma indústria de autopeças, situada no Sul de Minas Gerais. Com isso, fez-se um levantamento junto ao banco de dados da empresa em questão, para avaliar as reclamações entre os anos de 2014 a 2015. Os dados coletados foram organizados, seguindo os tipos de problemas como: visual, pintura, dimensional, mistura, etc. Quanto à classe de problemas com mais acionamento por clientes, está o visual (45%). A origem em que a maior porcentagem desses problemas ocorre é Métodos e Processos (59%), e dentre os clientes com maiores índices de reclamações estão os clientes A, B e C. Todas as reclamações desses clientes relacionadas a uma categoria de produto apenas. O artigo limitou-se à apresentação das principais reclamações. As tratativas e demais ações para solução dos problemas não foi avaliada.

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