SIMULAÇÃO DE ARRANJO FÍSICO PARA LINHA DE MONTAGEM COM CAMINHÕES DESMONTÁVEIS DE PLÁSTICO: APRENDIZADO DE CONCEITOS DE PRODUÇÃO POR MEIO DE JOGOS DIDÁTICOS

Celso M. Dalledonne, Fabiano B. Romane, Marçal G. Colman

Resumo


A disciplina de Gestão da Produção do curso de Engenharia de Produção tem por objetivo transmitir aos alunos os conceitos básicos associados à administração industrial. Neste cenário, estabelece-se o problema deste artigo: Como utilizar um jogo didático em grupos de trabalho para ensinar definições e tipologias de processos produtivos em linhas de produção? O jogo em questão foi desenvolvido na metodologia do experimento, visando transmitir aos alunos os conceitos de uma forma mais prática e de fácil compreensão. Nesta atividade cada grupo desenvolveu seu próprio sistema de montagem de um brinquedo desmontável, utilizando para isto os conceitos teóricos aprendidos em sala de aula. Como resultado, foram comparadas as diversas propostas de diferentes arranjos físicos considerando-se todos os critérios técnicos aplicáveis, por meio da avaliação dos tempos de processo e balanceamento da linha de produção, para definição da melhor simulação. Este método de ensino, por meio da realização de simulações, facilita a compreensão de conceitos teóricos, estimulando a criatividade e a implantação de diferentes alternativas para o processo considerado.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.