ANÁLISE DO EMBEDDEDNESS ESTRUTURAL, RELACIONAL E COGNITIVO EM UMA REDE DE EMPRESAS

Guilherme Rotta Capioto, Danilo Hisano Barbosa

Resumo


Esta pesquisa tem como objetivo principal analisar e caracterizar a rede de empresas em uma fábrica de refrigerantes, localizada em Maringá-PR, sob o recorte analítico do embeddedness estrutural, relacional e cognitivo. O contexto geral do trabalho é explorar como as relações sociais podem interferir e gerar confiança nas ações econômicas das organizações pertencentes a uma rede. A ação econômica é afetada tanto pelas relações com outro indivíduo (embeddedness relacional) como pela rede de relações em que determinado ator está inserido (embeddedness estrutural). Uma terceira dimensão refere-se à semelhança nas crenças e tipos de questões percebidas como importantes entre os atores da rede (embeddedness cognitivo). Os métodos de pesquisa utilizados foram o qualitativo, exploratório, e recorreu-se ao estudo de caso como estratégia de pesquisa. Para reproduzir os indicadores quantitativos utilizou-se o software Ucinet 6.357 e NetDraw 2.114, além das técnicas do Social Network Analysis (SNA). A rede foi modelada com auxílio do software Gephi 0.9.2. Os resultados encontrados revelaram que a Empresa Focal possui maior conhecimento sobre a rede e maior poder de disseminação das informações em comparação com outros nós, tendo em vista que esse ator obteve maior grau de proximidade. Constatou-se ainda a falta de indicadores para a seleção estratégica de suprimentos por parte da fábrica. Uma solução encontrada para esse problema seria a utilização do modelo de compras de Kraljic. A principal contribuição deste trabalho é servir como fonte de informação para trabalhos futuros, uma vez que a dimensão do embeddedness cognitivo ainda é pouco explorada na literatura.

O texto completo deste trabalho não foi disponibilizado neste portal por estar em processo de avaliação para publicação em outro meio de divulgação.




Palavras-chave


embeddedness; estrutural; relacional; cognitivo; redes de empresas.

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