APLICAÇÃO DOS CONCEITOS DE PRODUÇÃO ENXUTA PARA A ELIMINAÇÃO DE DESPERDÍCIOS EM PROCESSOS DE UMA INDÚSTRIA METALMECÂNICA

Eduardo Curti Cirilo, Olivia Toshie Oiko

Resumo


Para se manterem no mercdo e alcançarem uma posição de destaque perante aos clientes, as empresas realizam projetos industriais com o intuito de melhorar seus processos e garantir a qualidade de seus produtos. Neste sentido, este trabalho vem apresentar algumas ações e propostas com o obejtivo de trazer melhorias aos processos de uma empresa do setor metal-mecânico, através do ponto de vista do Lean Manufacturing.

O estudo realizado apresenta três frentes: A utilização das práticas de SMED para a melhoria da eficiência da produção, a implantação de um novo processo envolvido com o seto de teste de produtos para a garantia da qualidade e uma proposta de movimentação e transporte para a facilitação do fluxo de materiais.

O trabalho realizado trouxe resultados consideráveis, como a redução dos tempos dedicados aos setups de uma das células de usinagem em uma média de 30%, a redução do transporte de peças entre células e da movimentação e manuseio de componentes durante o processo de solda, trazendo a redução de aproximadamente 38% do tempo utilizado por peça neste processo e também a redução de cerca de 44% na aquisição do óleo hidráulico utilizado no setor de testes. Pôde ser constatado um aumento da qualidade da entrega final e um aumento da eficiência da produção. Os métodos utilizados estão apresentados no decorrer do trabalho.


Palavras-chave


Eliminação de Desperdícios; Kaizen; Produção Enxuta; Setup; Troca Rápida de Ferramentas.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Copyright@2015-15 - UEM/CTC/DEP - GDCT